Metamorfose

Florais de Bach ajudam a transformar a terceira idade em melhor idade

Postado por Lena Rodriguez em sexta, junho 11, 2010 Em: Florais On Line


O mundo está envelhecendo. A população de idosos representa um contingente de quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade (8,6% da população brasileira). Nos próximos 20 anos, a população idosa do Brasil poderá ultrapassar os 30 milhões de pessoas e deverá representar quase 13% da população ao final deste período. No mundo, em 2050, um quinto da população será de idosos. Os números mostram que, atualmente, uma em cada dez pessoas tem 60 anos de idade ou mais e, para 2050, estima-se que a relação será de uma para cinco em todo o mundo, e de uma para três nos países desenvolvidos. “Estes dados do levantamento do IBGE refletem a urgência em encarar as limitações da velhice buscando alternativas e soluções, promovendo debates e colocando em prática idéias para os anciãos, enquanto problema, incentivando o uso de suas melhores possibilidades”, pondera a Terapeuta Floral Maria Aparecida das Neves.

Maria Aparecida diz que o idoso pode deixar de ser aquela pessoa triste, esquecida e doente para descobrir a sensação de estar de bem com a vida e perfeitamente engajada em mais uma etapa natural de sua existência. “A velhice, também chamada de terceira idade, não precisa ser feia e triste, porque é a última etapa da vida, mas
é gratificante e alegre porque o indivíduo conseguiu chegar à longevidade pleno da consciência de que sempre tem algo mais a fazer por si mesmo, senão pela sociedade que não quer mais lhe voltar às costas”, alerta.

Para Aparecida, entre no processo biológico do envelhecimento há, em linhas gerais, uma diminuição progressiva e irreversível da energia livre disponível no organismo e redução da quantidade de células de funcionamento normal. “Os Florais de Bach atuam nos processos biológicos (aceitação ou recusa da situação do velho, aceitação ou rejeição pelo meio, atitude hostil ante o novo, diminuição da vontade, das aspirações e da atenção, enfraquecimento da consciência, apego ao conservadorismo, deteriorização da memória anomalias do caráter: desconfiança, irritabilidade e indocilidade, estreitamento da afetividade, etc.) e social (isolamento social, situação econômica crítica, insegurança social, estado de saúde insatisfatório, ruptura com a vida profissional, perda concomitante da função e do status social, falta do idoso poder escolher o laser, etc.), propiciando bem estar enquanto o leva ao melhor engajamento na sociedade, devolvendo-lhe com carinho e atenção os nossos cuidados, como gratidão às suas contribuições à humanidade, seja no macro ou micro cosmo”, explica.

Acreditando que o processo biológico do envelhecimento abala o estado emocional do idoso, a Terapeuta Floral dá dicas do uso dos Florais de Bach:

• Quando existe recusa da situação de idoso, aceitação ou rejeição pelo meio, atitude hostil ante o novo, desconfiança, irritabilidade e indocilidade, estreitamento da afetividade, entre outros sentimentos, pode-se gerar uma hostilidade que acaba por dificultar a convivência, porque os idosos distribuem raiva, irritabilidade, sentimento de injustiça e falta de aceitação de seu processo de vida. Neste caso, o Floral indicado é o HOLLY que vai transformar estes sentimentos de falta de aceitação, rejeição, ajudando a vencer as dificuldades, aceitando-as com amor e dedicação.

• Quando há diminuição da vontade, das aspirações e da atenção, a essência mais indicada é o GENTIAN porque eles se encontram desanimados, facilmente desencorajados por uma causa, perdem a fé nas coisas e na vida. Este Floral vai ajudar resgatando o otimismo, a perseverança e a confiança na providência divina.

• No caso de enfraquecimento da consciência, apego ao conservadorismo, deteriorização da memória presente, os idosos acabam situando-se mais no passado do que no presente e ficam presos a acontecimentos, lembranças do passado, dos bons tempos, sentem saudades e sofrem de nostalgia. Aqui, a essência Floral que pode ajudar é o HONEYSUCKLE que vai situá-lo no tempo. A pessoa tem capacidade de lembrar do passado, mas ao mesmo tempo viver o presente em sua plenitude, já que o Floral traz entendimento das vivências mal resolvidas que ficaram para traz.

• Quando seu estado de carência é tão elevado que acaba exigindo atenção e carinho do outro – quer seja cobrando o que já fez com ciúmes possessivo ou chantageando as pessoas que ama (Amor Condicional) – neste caso a indicação é do Floral Chicory, que vai transformar estes sentimentos que só afastam as pessoas que ele gostaria de ter por perto. A pessoa torna-se totalmente desprendida em favor do bem estar do todo e desenvolve o Amor Incondicional.

• Também podemos usar o Floral Olive preventivamente contra a diminuição progressiva e irreversível da energia livre disponível no organismo, que leva a uma grande exaustão e completo esgotamento tanto físico como mental. O Olive resgata a energia vital e traz de volta a energia de luta para enfrentar as adversidades da vida nesta fase.

Sobre os Florais de Bach

Os Florais de Bach – 38 essências de plantas e florais criadas pelo médico inglês, Edward Bach, na década de 30 – podem ajudar qualquer pessoa a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia para garantir um corpo saudável. Eles têm ainda outras vantagens: são naturais, não são caros e não têm contra indicação.

O bacteriologista e pesquisador inglês Edward Bach identificou 38 estados negativos da mente como medo, incerteza, solidão e desalento, entre outros. Para cada estado de ânimo ele encontrou uma planta e criou uma essência Floral para tratá-los.

A chave para receitar o Floral de Bach é justamente reconhecer como a pessoa está se sentindo e verificar qual essência corresponde com o estado de espírito descrito. “É o passo mais importante para equilibrar as emoções”, adianta Aparecida. “São muitos os relatos de pacientes que, ao tomarem Floral, conseguiram controlar seus sentimentos e passaram a aproveitar melhor a vida”.

Por Simone Valente e Cristina Thomaz

http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=terapias

*********

O Este artigo me fez recordar que ainda ontem recebi um telefonema de uma pessoa em terapia e que também pediu avaliação para sua mãe, uma senhora de 80 anos, que chorava muito a perda de entes queridos e claro, o idoso vai perdendo o sentido da vida, a falta de utilidade, carência afetiva e se sentindo abandonados... Enfim, são múltiplas as causas... Disse-me a pessoa, que ela estava radiante, que simplesmente era outra pessoa...

O propósito do Dr. Bach é que os florais estivessem em todos os lares do mundo e eles são apoios inestimáveis em muitos momentos.

Lena Rodriguez

www.cuidebemdevoce.com


 

Em: Florais On Line 


Tags: idosos  carência  velhice  abandono  amor incondicional  perdas   

Blog


"Dentro das linhas que o mantém prisioneiro estão apenas suas ideias e crenças. Fora dessas linhas estão suas novas ideias." LIBERTE-SE !!! Dra. Hulda

Traduzir Esta Página

A Terapeuta


Lena Rodriguez Acredito em tratamentos não agressivos e que vá na - causa - do problema que se apresenta, que por prática e vivência aprendi a perceber,que só se dá em nossa mente... O que nos faz cem por cento responsáveis por TODOS e TUDO a nossa volta, em nosso mundo. Acredito também, em terapias que estejam aliadas a processos de despertar, para que possamos sair desse circulo vicioso que infringimos a nós mesmos e cessarmos com a auto crucificação... A auto aceitação é imprescindível, assim como ser muito gentil consigo mesmo. Aceitar-se, não quer dizer resignarmos, mas sim que, podemos não estar satisfeitos na vida, por uma razão ou outra, não importa... Porém, temos escolhas... A partir do auto cuidado, tive por ideal de vida ser um elo de auxílio para que outros pudessem sentir o mesmo bem estar físico, mental, emocional e espiritual... Resumindo; um estar de bem com a vida = paz interior. Paz que conseguimos ao libertar nossa mente de programas e registros subconscientes. Sou grata à existência, a tudo que pude ter acesso para desvelar o EU que Realmente Sou... Gratidão, igualmente a todos que confiaram e confiam em meu trabalho nesses mais de 20 anos. Bençãos a todos!

Tags

 

 

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

 Coloque abaixo o assunto = palavra-chave

 

 

PSICOTRÓPICOS - O MARKETING DA LOUCURA   (Vídeos) aqui: http://terapiafloralon-line.blogspot.com.br/2013/04/psicotropicos-psiquiatria-o-marketing.html

A Comissão dos Cidadãos para os Direitos Humanos (CCHR) é um serviço de vigilância da saúde mental sem fins lucrativos, responsável por ajudar a aprovar mais de 150 leis que protegem os indivíduos de práticas abusivas ou coercivas. A CCHR há muito tempo que luta para restabelecer a base inalienável dos direitos humanos no campo da saúde mental, incluindo mas não se limita a, consentimento informado pleno sobre a plena legitimidade médica do diagnóstico psiquiátrico, os riscos de tratamentos psiquiátricos, o direito a todas as alternativas médicas disponíveis e o direito a recusar qualquer tratamento considerado prejudicial...   http://www.cchr.pt/

 

Postagens recentes

 



Crie um site gratuito com o Yola