Em nossos rins temos o local de armazenamento da essência vital que trazemos de nossos pais ao nascer. Essa energia não aumenta a única coisa que podemos fazer é mantê-la. Os Rins regem a audição e as dificuldades de audição geralmente podem ser tratadas com a nutrição dos rins.

O sabor amargo tonifica a energia dos rins.
O sabor salgado dispersa a energia dos rins.
O sabor picante harmoniza a energia dos rins.

Use sempre um pouco de amargo (tonifica a energia do Rim)

Excesso de sal pode prejudicar a capacidade do rim de gerar energia para o fígado (Água gera Madeira) ou impossibilitar do Rim de dominar o Coração (Água apaga Fogo).

Açúcar em demasia pode causar uma excessiva dominação do elemento Terra sobre o elemento água aumentando as paranoias, preocupações, suspeitas e julgamentos, tornando a pessoa mais insegura.

 

Todos os ALIMENTOS que nascem embaixo da terra são muito indicados, tipo raízes como bardana, nabo, cenoura, etc..
FRUTAS SECAS como damasco e abacaxi;
Nozes, amêndoas, avelãs, sementes de girassol, abóbora e gergelim, castanhas cruas, amendoim cru;
FEIJÕES de todos os tipos, temperar com sementes levemente torradas e moídas, como cominho, coentro, mostarda, bem como ervas aromáticas, cebola, alho e gengibre.
Evitar PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL, dando preferência aos peixes pequenos de água salgada (sardinha, manjuba, trilha) e aos peixes de água doce.
CHÁS: de habu, de feijão azuki, de cabelos de milho.

Só acrescentar sal à comida conscientemente, e não por hábito.

Atenção à COR DA URINA: se for clara demais DIMINUA A QUANTIDADE DE LÍQUIDO, se for escura AUMENTE, de preferência através de caldos de cebola, aipo, nabo, e sumos de vegetais.

EVITAR o consumo de sucos de fruta, sorvete e bebidas geladas no dia-a-dia, porque a natureza de Água já é fria.

NO INVERNO: comer rim para tonificar os rins (em medicina chinesa se come o órgão do animal na qual temos deficiência física).

Cálcio e magnésio são os minerais da Água. Em excesso, o cálcio pode gerar cálculos renais; em deficiência prejudicar os ossos. Além disso, o cálcio quando presente nos fluidos corporais e nos tecidos moles regula funções musculares, nervosas, hormonais, enzimáticas e até sanguíneas, como a coagulação do sangue.

CLORETO DE MAGNÉSIO é excelente, a única CONTRA-INDICAÇÃO que precisamos ter em conta é no caso de insuficiência renal e se estiver fazendo hemodiálise.

O único motivo para esta indicação é porque o magnésio em excesso é eliminado pela urina. Se a pessoa não estiver urinando, pode passar de uma hipomagnesemia – que é o comum – para uma hipermagnesemia – magnésio em excesso no seu organismo. (Dr. Luiz Moura)

Considerando que o Rim é um órgão que fica em constante deficiência ora yin ora yang e, em alguns casos, dos dois, é aconselhável SEMPRE MANTER O AMARGO E O PICANTE NA DIETA. Já o sal por dispersar a energia do Rim deve ser evitado para não comprometer ainda mais o Qi (energia) do Rim.

_____________________

O MEDO e os RINS

OS MALES DOS RINS
Eles nos falam dos nossos medos. Sejam eles profundos e essenciais (a vida, a morte, a sobrevida) ou então os que estão relacionados à mudança. Os problemas renais podem significar que temos dificuldade para romper com hábitos ou velhos esquemas de pensamento ou de crença. Às vezes, essa resistência à mudança se deve seja aos medos, a uma insegurança, ou a uma recusa a se mobilizar, a uma teimosia em relação às nossas crenças profundas que nos recusamos a abandonar, mesmo que tudo pareça nos levar, para não dizer forçar, a essa mudança.

Essa cristalização dos velhos esquemas pode chegar a se traduzir por uma cristalização equivalente no nível dos rins (cálculos). Muitas vezes, esses males também estão acompanhados de tensões, até mesmo de dores no nível lombar.
Os sofrimentos renais significam também que vivemos uma situação de medo violenta e visceral (acidente, atentado, etc.) na qual tivemos consciência de sentir a morte, de tê-la visto de perto. Às vezes, em algumas situações, os cabelos (que dependem energeticamente dos rins) chegam até a embranquecer absurdamente.

Enfim, os males dos rins podem exprimir nossa dificuldade para conseguir ou encontrar estabilidade na nossa vida, a encontrar um meio termo certo entre a atividade, a agressividade e a defesa - que pertencem ao rim esquerdo - e a passividade, a capacidade de ouvir e a fuga – que pertencem ao rim direito. É por isso que essas tensões renais às vezes exprimem a nossa dificuldade para tomar decisões na nossa vida e para fazer, em seguida, o que convém para que aquilo que tenhamos decidido se produza. (do livro: Diga-me onde dói que te direi por quê-Michel Odoul)
_________________
CUIDE BEM DE VOCÊ cuidando de sua MENTE

Avaliação por RADIESTESIA na dimensão PSÍQUICA = MENTAL do distúrbio, que afeta o > EMOCIONAL > COMPORTAMENTAL, interferindo na SAÚDE FÍSICA. - ATENDIMENTO online BRASIL e Europa

www.cuidebemdevoce.com