Sintomas que atormentam grande parte das mulheres, como a tensão pré-menstrual e as cólicas menstruais estão com os dias contados.

A terapeuta floral Leny Bonnamin, especialista em doenças psicossomáticas, explica como resolver o problema de forma natural, saudável e sem contra-indicações.

Vida Integral: Grande parte das mulheres sofre de TPM e cólicas menstruais e não sabe mais o que fazer para resolver a questão. Como a terapia floral pode auxiliar nesse processo?

Leny Bonnamin: Se há dor e desconforto é porque o fluxo de energia do corpo está, de alguma forma, em desequilíbrio. As essências florais auxiliam na recarga energética desses pontos onde há defasagem de energia, como se fosse uma transfusão energética, com a vantagem de ser um processo natural, sem contra-indicações e que, acima de tudo, promove saúde e bem-estar.

Vida Integral: Há florais específicos para esses sintomas tão freqüente entre as mulheres?

Leny Bonnamin: É preciso lembrar que os florais vão tratar a causa do problema e não apenas os sintomas. Não há uma fórmula floral padrão para todas as mulheres. Cabe ao terapeuta floral descobrir quais fatores estão desencadeando esses sintomas. Uma vez descoberta e tratada a causa do problema, o sintoma desaparece. No consultório, preparo uma combinação de essências florais, respeitando o histórico de cada mulher. Na terapia floral, há que se considerar o modo como cada pessoa reage a determinado problema, mais do que o problema em si. Uma cólica menstrual intensa pode ser tanto fruto de uma rejeição de feminilidade, como também de um processo de culpa ou aversão ao sexo, ou ainda, uma nefasta conseqüência de tensão, nervosismo ou frustração acumulados. Como pode se ver nesse exemplo, apesar do sintoma ser o mesmo, as causas são muito diferentes entre si.

Vida Integral: Poderíamos dizer que na terapia floral, o caminho da cura está em descobrir as emoções que causam o problema?

Leny Bonnamin: Exatamente. O período pré-menstrual e o próprio período menstrual revelam a verdadeira situação emocional da mulher. Mullheres emocionalmente mais estáveis e sexualmente mais realizadas apresentam menor incidência de dor. Em contrapartida, mulheres mais reprimidas sexualmente, infelizes consigo mesmas ou com o parceiro, tendem a apresentar TPM, dores e desconfortos mais intensos, nesse período.

Vida Integral: Por que isso acontece?

Leny Bonnamin: As mulheres que citei no segundo caso, de alguma forma, bloqueiam a energia do centro de força (chakra) genésico, localizado na região do útero e ovários. Através do reequilíbrio energético realizado pelos florais, há um desbloqueio desses canais de energia. Esse processo permite a restauração, primeiramente, do equilíbrio emocional da pessoa, que uma vez equilibrado, permitirá o equilíbrio do corpo físico e, consequentemente, o alívio da dor. Em meu consultório, para obter resultados mais imediatos, alio a terapia floral à cromoterapia na mesma sessão e os efeitos têm sido excelentes, com comprovada diminuição da dor e aumento do bem-estar.

Vida Integral: Quanto tempo dura um tratamento?

Leny Bonnamin: Os resultados benéficos da terapia floral já podem ser observados, via de regra, a partir de 30 dias do início do tratamento. Em média, um tratamento dura de 3 a 6 meses, dependendo do histórico emocional e físico de cada pessoa.

Matéria publicada no Jornal Vida Integral
*********

TERAPIA FLORAL


Lena Rodriguez
Terapeuta Vibracional
www.cuidebemdevoce.com