Metamorfose

O objeto de estudo da medicina integral é o Homem Integral

Postado por Lena Rodriguez em sábado, outubro 1, 2011 Em: Terapia


Podemos didaticamente conceber no HOMEM INTEGRAL, três níveis de manifestação.

1-   nível físico – seria o plano material que nos coloca em contato direto com o mundo concreto e seus desafios.

2-   nível energético – mais sutil, onde a saúde e a doença podem acontecer antes de se manifestar no corpo físico.

3-   nível espiritual – o mais transcedental, onde a Essência comandaria todos os processos do que conhecemos como vida.

Tais níveis permanecem em constante processo de interação e interdependência, influenciando-se mutuamente.

A maioria das pessoas procura os médicos quando lhes ocorre algum problema, principalmente no nível físico, objetivando o desaparecimento dos sintomas e um retorno à situação anterior de equilíbrio. É mais fácil tomarmos um comprimido para aliviar a dor de cabeça do que compreender a mensagem que se oculta por trás do sintoma. Tal postura de acomodação ainda faz parte do ser humano e, hoje em dia é muito estimulada pela indústria farmacêutica e pelo próprio imediatismo de nossa sociedade.

Dentro desta visão holística podemos chegar às seguintes conclusões:

1- saúde e doença são polaridades, faces distintas de uma mesma moeda. A doença no plano físico pode, muitas vezes, nos impulsionar para mudanças em planos mais profundos. É comum observarmos certos pacientes terminais estarem desfrutando de paz interior indescritível a partir do momento em que se conscientizam de sua doença.

2- a doença, entendida desta forma, pode constituir-se em instrumento valioso de transformação, trazendo-nos um confronto com partes nossas muitas vezes negadas ou reprimidas. A função do terapeuta neste caso, é a de ser um facilitador do processo para que o indivíduo enfermo acesse os recursos internos que o movimentarão no sentido da cura integral.

3- apesar de reconhecermos a importância dos vetores externos na produção de certas doenças, com a compreensão holística, descortinamos horizontes mais amplos e mudamos o foco externo dos desequilíbrios para o interior do ser que adoece, procurando entende-lo em todos os seus significados – físico, energético, emocional e espiritual.

4- o conceito de saúde no enforque holístico devolve ao enfermo a responsabilidade pela própria cura, na medida que o conscientiza da necessidade de retificar as posturas internas que estão perpetuando o padrão de desequilíbrio, ao contrario da medicina tradicional que transfere a responsabilidade da cura para a ação do médico e dos medicamentos.

Por Luiz Sergio de Lima Gomes  -Fonte

CUIDE BEM DE VOCÊ

“O conceito de saúde no enforque holístico devolve ao enfermo a responsabilidade pela própria cura, na medida que o conscientiza da necessidade de retificar as posturas internas que estão perpetuando o padrão de desequilíbrio.”

www.cuidebemdevoce.com

Em: Terapia 


Tags: "saude integral"  terapia  "terapia floral"  "cuide bem de voce"   

Blog


"Dentro das linhas que o mantém prisioneiro estão apenas suas ideias e crenças. Fora dessas linhas estão suas novas ideias." LIBERTE-SE !!! Dra. Hulda

Traduzir Esta Página

A Terapeuta


Lena Rodriguez Acredito em tratamentos não agressivos e que vá na - causa - do problema que se apresenta, que por prática e vivência aprendi a perceber,que só se dá em nossa mente... O que nos faz cem por cento responsáveis por TODOS e TUDO a nossa volta, em nosso mundo. Acredito também, em terapias que estejam aliadas a processos de despertar, para que possamos sair desse circulo vicioso que infringimos a nós mesmos e cessarmos com a auto crucificação... A auto aceitação é imprescindível, assim como ser muito gentil consigo mesmo. Aceitar-se, não quer dizer resignarmos, mas sim que, podemos não estar satisfeitos na vida, por uma razão ou outra, não importa... Porém, temos escolhas... A partir do auto cuidado, tive por ideal de vida ser um elo de auxílio para que outros pudessem sentir o mesmo bem estar físico, mental, emocional e espiritual... Resumindo; um estar de bem com a vida = paz interior. Paz que conseguimos ao libertar nossa mente de programas e registros subconscientes. Sou grata à existência, a tudo que pude ter acesso para desvelar o EU que Realmente Sou... Gratidão, igualmente a todos que confiaram e confiam em meu trabalho nesses mais de 20 anos. Bençãos a todos!

Tags

 

 

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

 Coloque abaixo o assunto = palavra-chave

 

 

PSICOTRÓPICOS - O MARKETING DA LOUCURA   (Vídeos) aqui: http://terapiafloralon-line.blogspot.com.br/2013/04/psicotropicos-psiquiatria-o-marketing.html

A Comissão dos Cidadãos para os Direitos Humanos (CCHR) é um serviço de vigilância da saúde mental sem fins lucrativos, responsável por ajudar a aprovar mais de 150 leis que protegem os indivíduos de práticas abusivas ou coercivas. A CCHR há muito tempo que luta para restabelecer a base inalienável dos direitos humanos no campo da saúde mental, incluindo mas não se limita a, consentimento informado pleno sobre a plena legitimidade médica do diagnóstico psiquiátrico, os riscos de tratamentos psiquiátricos, o direito a todas as alternativas médicas disponíveis e o direito a recusar qualquer tratamento considerado prejudicial...   http://www.cchr.pt/

 

Postagens recentes

 



Crie um site gratuito com o Yola