Psoas > Exercite o músculo mais vital em seu corpo

Existe um músculo em seu corpo que é o mais profundo e estabilizador: afeta o equilíbrio estrutural, a amplitude dos movimentos, a mobilidade articular e o funcionamento dos órgãos do abdômen.

Pra você ter uma ideia de sua importância, é o único músculo que liga a coluna vertebral às pernas e seu nome é Psoas. O músculo Psoas permite que você dobre seus quadris e pernas em direção ao peito, ajudam a mover sua perna para frente quando você anda ou corre.

Esses músculos Psoas são vitais não só para o seu bem-estar estrutural, mas também para o seu bem-estar psicológico por causa de sua conexão com sua respiração. Veja figura abaixo:


Quando você passa por um longo período de estresse, esse músculo é constantemente contraído. Essa mesma contração ocorre quando você fica sentado por muito tempo, corre ou anda muito, dorme em posição fetal ou faz muitos abdominais.

Como identificar se você possui algum desequilíbrio nesse músculo:
- se você possui uma diferença no comprimento das pernas;
- dor no joelho e região lombar;
- problemas de postura;
- constipação;
- cólicas menstruais;
- respiração alta ou peitoral;
- exaustão (pode estar afetando rins e supra-renais).

Continuando nossas posturas, hoje irei passar um alongamento simples que irá ajudá-lo a trabalhar os músculos ao redor do quadril, os Psoas, os piriformes (que ficam próximos ao nervo ciático), alguns músculos mais profundos dos glúteos e até mesmo alguns extensores do quadril.

3. Alongamento Sentado

Como Fazer: (você pode ficar deitado ou sentado)

Sentado: sente-se na borda de uma cadeira (de modo ereto) e descanse o tornozelo direito na coxa esquerda. Pressione suavemente o joelho direito em direção ao chão - o objetivo é deixar sua canela paralela ao chão. Repita do outro lado.

Deitado: eleve a perna esquerda flexionada (canela paralela ao chão) e coloque seu tornozelo direito na coxa esquerda, mantenha a posição. Repita do outro lado.

Veja figura abaixo:

A exemplo dos alongamentos anteriores, permaneça na posição por um período de 30 segundos a 1 minuto e vá aumentando aos poucos.

Equilibrar esses músculos lhe trará uma maior amplitude de movimentos e alívio de dores, além de ajudá-lo a se sentir mais relaxado.

 

Fonte: Rita Alves