“A cada segundo, nosso corpo depende de minerais para conduzir e gerar incalculáveis impulsos elétricos. Sem esses impulsos, nenhum músculo (incluindo o coração) poderia funcionar e suas células não poderiam se beneficiar da osmose para equilibrar seus fluidos e absorver nutrientes. Todos os processos vitais do corpo dependem de íons que atravessam as membranas. Pesquisas recentes demonstram que os minerais têm um desempenho significativo em processos degenerativos. Eles também preservam e reduzem a agressão do ambiente poluído e aumentam a capacidade no trabalho e no aprendizado. Eles podem, ainda, proteger o corpo contra o efeito de minerais tóxicos.” The American Medical Association

SAIS MINERAIS - construtores e trabalhadores http://www.cuidebemdevoce.com/blog-metamorfose/sais-minerais-construtores-e-trabalhadores-

Sais Minerais e sua importância

Os Sais Minerais desempenham funções vitais em nosso corpo, mantendo o equilíbrio dos fluídos, controlando as contrações musculares, carregando oxigênio para os músculos e regulando todo o metabolismo energético.



Os 12 Sais Teciduais aplicado aos Movimentos Bioenergéticos

 

CALCAREA FLUORICA

Mineral da Elasticidade - Componente das células dos ossos, no revestimento dos dentes, fibras da pele, tecidos musculares e artérias.

Sinais de deficiência incluem, sensação de aperto, constrição, tosse seca, veias varicosas, eczemas, supurações nos ossos, hemorróidas, má circulação sanguínea, revestimento fraco dos dentes, unhas quebradiças, pele com fissuras e rachadas, etc.

MOVIMENTO ENERGÉTICO CORRESPONDENTE YIN + (*)METAL / PULMÃO (PO)

APEGO DEMASIADO AO MATERIAL (PESSOA MATERIALISTA),PERSONALIDADE INFLEXÍVEL, SENTIMENTOS DE OBRIGAÇÃO, PROCESSOS ANORMAIS DE PENSAMENTO, SONHOS VÍVIDOS DE PERIGO IMINENTE EM NOVOS “CENÁRIOS” E LUGARES.


CALCAREA PHOSPHORICA

Sal Tônico para o Organismo –Mineral de maior concentração em todas as estruturas celulares, tecidos e fluidos do organismo exceto tecidos conectivos. Componente vital para o processo nutricional do organismo provindo da digestão, assimilação, crescimento e renovação celular.

Sinais de deficiência incluem, fontanelas abertas dos bebês, ossos fraturados que demoram a regenerar, falta de apetite, má digestão e má absorção de elementos vitais ao organismo no sistema digestório, baixo metabolismo, demora em restabelecer a saúde e força após uma doença ou distúrbio. Circulação lenta, causando espasmos, tremores, extremidades do corpo frias e/ou amortecidas. Todos os distúrbios nos ossos.

MOVIMENTO ENERGÉTICO CORRESPONDENTE YIN + (*) ÁGUA / RIM (JING)MEDOS, FOBIAS, FUNÇÕES MENTAIS DIMINUIDAS, ANSIEDADE COM QUALQUER COISA. APÓS CHOQUES TRAUMÁTICOS E DESAPONTAMENTOS,PIORA EM QUALQUER MUDANÇA CLIMATICA.


CALCAREA SULPHURICA

Integridade Celular e “Purificador” Sanguíneo – Mineral constituinte do Fígado/Vesícula Biliar. Ajuda a remover subprodutos “impuros” contidos no sangue e tecidos do corpo. Limpa e purifica. Sinais de deficiência incluem acne, vesículas na pele, supurações na pele, catarro amarelo esverdeado e bolhas com pus. Nos casos mais extremos pequenas vesículas podem se tornar abscessos ou ulceras. Dores de cabeça no fronte e neuralgias.

MOVIMENTO ENERGÉTICO CORRESPONDENTE YANG + (*)MADEIRA / FÍGADO / VESÍCULA BILIAR (HUN)

INDECISÃO, RAIVA “CONTIDA” COM TENDENCIAS MELANCOLICAS E DEPRESSIVAS, PERDA DE CONSCIENCIA E MEMORIA REPENTINA, PESSOA ANSIOSA QUE SE SENTE MELHOR EM LOCAIS ABERTOS, PESSOA DESCONTENTE CHEIA DE MEDOS, FACILMENTE IRRITAVEL, SONOLENTA DURANTE O DIA E DESPERTA DURANTE A NOITE.


FERRUM PHOSPHORICUM

Sal de Primeiros Socorros  Constituinte da Hemoglobina. Carrega as moléculas de oxigênio vital para cada célula do corpo. O Ferrum Phos. Deve sempre ser tomado como um suplemento mais que um tratamento específico não importando os sintomas. Indispensável no tratamento de distúrbios agudos e traumas repentinos. Indicado sempre em casos de inflamação, calor, vermelhidão e dor. Febre, resfriados e congestões. Extremamente útil nos casos de anemia ou perdas sanguíneas abundantes de qualquer tipo, incluindo menstruações abundantes.

MOVIMENTO ENERGÉTICO CORRESPONDENTE YANG + (*)FOGO / CORAÇÃO (SHEN)

CHOQUES EMOCIONAIS REPENTINOS (POSITIVOS E NEGATIVOS), HIPEREXCITAÇÃO, INDIFERENÇA A COISAS IMPORTANTES, PERDA DA CORAGEM E ESPERANÇA, SENTE-SE MELHOR APÓS DORMIR. COISAS PEQUENAS PARECEM MONTANHAS, MANIAS, DELIRIOS, FALA DEMAIS, CONSEQUENCIAS DA RAIVA, INABILIDADE PARA DIZER “PALAVRAS” CERTAS PARA SE EXPRESSAR. NERVOSISMO À NOITE, SONHOS ANSIOSOS, SONO QUE NÃO RESTABELECE. SENTE NECESSIDADE DE ESTIMULANTES.


KALI MURIATICUM

 “Condicionador” Sanguíneo– Maior constituinte da fibrina, a qual está presente em cada tecido do corpo, exceto ossos.

Sua deficiência resulta em secreções brancas purulentas pelos tecidos, como por exemplo, muco e catarro. Resulta em congestões no sistema linfático favorecendo infecções e inflamações em qualquer região do corpo como articulações, sistemas e produtor feminino e masculino, sistema respiratório etc. O qual o organismo tem dificuldade em se livrar pela falta deste sal.

MOVIMENTO ENERGÉTICO CORRESPONDENTE YANG - (*)MADEIRA / FÍGADO (HUN)

PESSOA SENTE-SE SEMPRE FAMINTA (FÍSICA E/OU EMOCIONALMENTE), NÃO CONSEGUE PROGREDIR, VIDA SEM FLUIDEZ, ESTAGNADA.SONOLÊNCIA CONSTANTE, ACORDA POR QUALQUER RUÍDO, SONO NÃO RESTABELECEDOR.


KALI PHOSPHORICUM

Sal Constituinte dos Nervos –Importante na formação e manutenção dos tecidos nervosos, como também cérebro, músculos e células sanguíneas.

Sinais de sua deficiência incluem, sensação de cansaço constante, fraqueza, estresse nervoso e estafa mental, ansiedade constante, perda de memória, histeria, mania, hipocondria, terrores noturnos, tem a impressão de ver e ouvir “coisas do além” , medo do “escuro”, alucinações e confusão de idéias, omite palavras e letras quando fala e escreve, fala enquanto dorme, sonambulismo, aberrações mentais. Auxilia em casos de insônia, estados depressivos ,ansiedade doentia, dores de cabeça por tensão nervosa e problemas digestivos. Todos os distúrbios relacionados ao cérebro e sistema nervoso, dores nos “nervos”, paralisias nervosas, paralisias de qualquer parte do corpo, nervosismo e exaustão, distúrbios relacionados a excessos sexuais, o frio piora todos os sintomas, piora também das 02:00 HS às 05:00 HS da madrugada.

MOVIMENTO ENERGÉTICO CORRESPONDENTE YIN + (*)TERRA / BAÇO – PANCREAS - ESTOMAGO (YI)

PENSAMENTOS REPETITIVOS EM CONJECTURAS QUE ESGOTAM O SER.SONHOS CONSTANTES COM INCENDIOS, LADRÕES, QUEDAS, FANTASMAS,ETC. ACORDA NO MEIO DA NOITE COM GRITOS E PAVORES. NÃO TEM DESEJO DE LEVANTAR-SE PELA MANHÃ! NÃO CONSEGUE FICAR SOZINHO.


KALI SULPHURICUM

Sal da Pele –Tem uma afinidade especial com a formação celular da pele e mucosas do organismo. Trabalha com FERRUM PHOS. Para carregar as moléculas de oxigênio para todas as células.

Sinais de sua deficiência é mostrada por uma cobertura amarelo-esverdeada na língua, e também por qualquer secreção no corpo que se mostre com estas características, tanto na pele como mucosas, qualquer distúrbio que cause descamação da pele (uso int. e ext.).

MOVIMENTO ENERGÉTICO CORRESPONDENTE YANG + (*)METAL / PULMÃO (PO)

PAVOR DE FALHAR, MUITO IRRITÁVEL, ANSIEDADE AO ANOITECER,TRABALHO MENTAL AGRAVA TODOS OS SINTOMAS, SEMPRE EM ESTADO DE ALERTA, TIMIDEZ. SONHOS MUITO VIVIDOS, SONO NÃO RESTAURADOR, ACORDA FREQUENTEMENTE MUITO CEDO, SENTE-SE MELHOR NO FRIO E EM LOCAIS ABERTOS. PIORA MUITO COM O CALOR E EM LUGARES QUENTES.


MAGNESIA PHOSPHORICA

Relaxante Nervoso e Anti Espamódico – É o maior constituinte dos musculos, nervos, ossos, cerebro, esperma, dentes e dos corpúsculos sanguineos. Este sal combina com a albumina e água para formar um fluido que irá nutrir as fibras nervosas brancas no sistema nervoso.

Sinais de deficiência são indicados por tensões musculares e nervosas, dores de cabeça, todos os tipos de dores nervosas, visão embaçada, resfriados, rigidez muscular, todas as formas de dores espasmódicas, cólicas. Dores que predominam mais no lado direito do corpo. Melhora sempre com o calor ou esquentando a região dolorida.

MOVIMENTO ENERGÉTICO CORRESPONDENTE YIN + (*)TERRA / BAÇO-PANCREAS (YI)

INSONIA POR EXAUSTÃO, SONO INTERROMPIDO POR PESADELOS OU POR DORES NO PESCOÇO QUE SE ESTENDEM ATÉ O OCCIPUT. PESSOA EXAUSTA,CANSADA, INCAPAZ DE FICAR EM PÉ, TIQUES NERVOSOS, MOVIMENTOS CORPORAIS INVOLUNTARIOS, TREMORES DOS MEMBROS. ILUSÕES DOS SENTIDOS, PESSOA ESQUECIDA, INDISPOSIÇÃO PARA TRABALHOS INTELECTUAIS, PESSOA QUE SÓ LAMENTA NA VIDA, MUDA AS COISAS DE LUGAR SEMPRE, FALA SOZINHA OU FICA SENTADA, COMO QUE “MUDA” COM O OLHAR DISTANTE.


NATRUM MURIATICUM

Balanço Eletrolítico – Também conhecido como CLORETO DE SÓDIO, sendo o maior constituinte de toda célula no organismo. Mantém o balanço hidrico por controlar o movimento de entrada e saída de água das células.

Sinais de sua falta, qualquer sinal de desidratação ou inchaços em qualquer parte do corpo mostra-se aí a falta de NATRUM MUR. Por exemplo, retenção liquida ou inchaços em partes do corpo, pele ressecada, constipações, língua seca ou rachada.

MOVIMENTO ENERGÉTICO CORRESPONDENTE YANG + (*) ÁGUA / RIM (JING)

VISÃO NEGATIVA QUANTO AO FUTURO, PESSIMISMO, SENTIMENTO DE VAZIO, CONSOLANDO-SE PIORA, APEGO AO PASSADO, TENDENCIA MELANCÓLICA NA ADOLESCENCIA, MEMORIA FRACA, EXCITAÇÃO AO PRATICAR ESPORTES, TENDENCIA DE CANTAR E DANÇAR AO MESMO TEMPO, IRRITABILIDADE E TENDENCIA PASSIONAL, INCAPAZ PARA REALIZAR TRABALHOS INTELECTUAIS. SEMPRE PIOR PELA MANHÃ,SENTIMENTO DE CANSAÇO CONSTANTE, ESPASMOS HISTERICOS E DEBILIDADE. SONHA COM LADRÕES DENTRO DE CASA.


NATRUM PHOSPHORICUM

Neutralizador de Acidez: Um constituinte do sangue, músculos, nervos, células cerebrais e dos fluidos extracelulares. NAT. PHOS. é necessário quando há quadros de hiper acidez, principalmente relacionados ao metabolismo do fígado, regula a bílis.

Sinais de sua deficiência incluem sensação de queimação, azia, refluxo ou indigestão, todos os tipos de inflamações, principalmente nas articulações e grandes juntas do corpo, azia acompanhada de diarréia, urina retida, descargas de secreções vaginais.

MOVIMENTO ENERGÉTICO CORRESPONDENTE YANG + (*)MADEIRA / FÍGADO (HUN)

PESSOA ANSIOSA E APREENSIVA COMO SE TIVESSE ALGO “RUIM” PARA ACONTECER, PENSA QUE OUVE PASSOS À NOITE EM SEU AMBIENTE,GRANDE PROSTRAÇÃO MENTAL, SENTE-SE SEMPRE ATINGIDO MESMO POR PEQUENAS COISAS DO COTIDIANO, PESSOA SEM AMBIÇÃO. SONHOS ERÓTICOS.


NATRUM SULPHURICUM

Eliminador de Água –Elimina o excesso de água dos tecidos, sangue e outros fluidos. Age como um limpador e purificador das toxinas presentes ao redor de todas as células no corpo. Necessário para um funcionamento saudável do fígado e pâncreas. Indicado para todos os distúrbios que afetam o fígado, por ex. ataques biliosos, depósitos “arenosos” na urina, sinais de sua falta são indicados também por uma cobertura marrom-esverdeada na língua. Trata os problemas reumáticos, gota e resfriados, bem como eliminando fluidos tóxicos do organismo.

MOVIMENTO ENERGÉTICO CORRESPONDENTE YIN + (*)MADEIRA / FÍGADO (HUN)  

TENDENCIAS SUICIDAS, PRECISA TREINAR MUITO O “AUTODOMINIO”, ATAQUES FURIOSOS E IRRITABILIDADE SEGUIDOS POR NOITES DE SONO QUE NÃO RESTAURAM, MUSICAS MELANCOLICAS PIORAM OS SINTOMAS,PIOR PELA MANHÃ, SEM PRINCIPIOS MORAIS, “CAI” SEMPRE NO MESMO CIRCULO MENTAL PROBLEMATICO. TREMORES PELO CORPO TODO, MEXE CONSTANTEMENTE AS MÃOS E OS PÉS DURANTE O SONO. SONHOS PESADOS E CHEIOS DE ANSIEDADE, MUITOS SONHOS PAVOROSOS LOGO QUE ADORMECE, ACORDA NO MEIO DA NOITE COM UM ATAQUE DE TOSSE OU COM ATAQUE DE DORES.


SILICEA

Elimina Toxinas –O maior constituinte do sangue, pele, cabelo, unhas, ossos, fibras nervosas e outros tecidos.

Sinais de sua falta são os locais onde há formação de pus, por ex. abscessos, espinhas e furúnculos. Também em formações de cistos em qualquer região do organismo. Dissolve formações de tecidos endurecidos em qualquer junta ou articulação do corpo, bem como em músculos, ossos e mucosas. Unhas e cabelos quebradiços também são sinais de sua deficiência no organismo.

MOVIMENTO ENERGÉTICO CORRESPONDENTE YIN + (*)METAL / PULMÃO (PO)

DESGOSTO PELA VIDA, FAZ MUITAS PROMESSAS, PESSOA OBSTINADA, DIFICULDADE DE FIXAR ATENÇÃO EM ALGO, SUPER SENSITIVO AOS BARULHOS, ABSTRAÇÃO MENTAL PECULIAR COM BRINQUEDOS, MENINAS QUE SE TORNAM CONFUSAS POIS NÃO CONSEGUEM CONCENTRAR SEUS PENSAMENTOS, PALPITAÇÕES, PULSO RÁPIDO, REPUXA AS PERNAS DURANTE O SONO, PESADELOS.

Fonte

Uma analogia...

Se quisermos construir uma casa, devemos antes juntar todos os materiais necessários, tipo tijolos, cimento, madeira, vidro, revestimentos, etc. Quando temos tudo pronto, até mesmo o detalhe mais específico, ainda não temos a casa. Existe algo que não adquirimos e que devemos ter – os trabalhadores, os construtores. Sem eles o trabalho não pode continuar, os tijolos, etc., ficarão largados em pilhas e nunca teremos uma casa.

No corpo humano, os sais minerais são os trabalhadores, eles fazem o trabalho de construção...

Os materiais para a construção e reparos do corpo são supridos pela nossa comida (se nos alimentarmos sensatamente). Eles são colocados em seus devidos lugares, isto é, colocados dentro da estrutura de nossos corpos pelos sais minerais, que são os pequenos trabalhadores ativos do corpo humano. Mas, se tivermos anos de vivência errada em relação a alimentos sem vitaminas, nós nos tornaremos deficientes nesses sais e não poderemos esperar conseguir o suficiente para ajudar nosso equilíbrio, simplesmente mudando só a dieta, embora ela seja uma das coisas essenciais se quisermos recobrar e manter nossa saúde... (por Vanda Sawtell- livro Astrobioquímica)


TRATAMENTO INTEGRATIVO avaliação por RADIESTESIA
Físico - Mental - Emocional

Fale conosco

PRINCIPAIS FUNÇÕES DOS SAIS

*São componentes das enzimas.

*São essenciais para o sistema nervoso.

*Transportam oxigênio.

*São componentes dos hormônios.

*Compõem a estrutura básica dos ossos e dos dentes.

Os medicamentos, todos eles preparados a partir de substâncias minerais - são sais que ocorrem naturalmente nos tecidos do corpo humano. A homeopatia emprega esses remédios para curar várias afecções simples.

OBS: Não há contra-indicação para crianças, gestantes, idosos, animais e plantas.

NOTA: Apesar de não haver contra-indicações os sais devem ser tomados sob orientação médica ou terapêutica.


Sem os Sais Minerais as reações metabólicas ficariam tão lentas que não seriam efetivas. Os sais minerais desempenham funções vitais em nosso corpo como manter o equilíbrio de fluidos, controlar a contração cardíaca, carregar oxigênio para o cérebro e regular o intestino.

Embora presentes na dieta, alguns
minerais nem sempre são ingeridos nas quantidades suficientes para satisfazer as necessidades metabólicas, especialmente durante a fase de crescimento, estresse, trauma, perda de sangue e algumas doenças sexualmente transmissíveis. Muitos corredores também têm deficiência de minerais.

Minerais são a coluna vertebral do nosso metabolismo.

O corpo humano é composto de milhões de células minúsculas, sendo que cada uma é uma unidade viva completa. Estas células diferem em composição de acordo com o tipo de tecido que ajudam a formar. Por exemplo: as células que formas os ossos são diferentes daquelas que formam os tecidos cutâneos ou nervosos.

O material de onde essas células são construídas vem, ou deveriam vir, de nosso alimento. São de dois tipos, orgânicos e inorgânicos. Os materiais orgânicos são as albuminas, fibrinas, açucares e gorduras. Os inorgânicos são a água e determinados
minerais. 

Todos os outros nutrientes incluindo proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e enzimas requerem uma variedade enorme de minerais para funcionar.
Dos fatores que causam a diminuição de O²(oxigênio)
em nível celular, é a deficiência de minerais que vêm em maior destaque.

É a parte mais negligente da nutrição de hoje em dia. Nosso corpo é uma massa de energia elétrica de intercâmbio de “íons” que ativam enzimas. A engenharia enzimática dirige a complexa atividade química da célula viva. Nosso corpo “elétrico” utiliza esses minerais para conduzir o fluxo ótimo das funções corporais.

Conclusões segundo pesquisas:
- não há disfunção orgânica sem previa carência mineral,
- a vida perece onde Oxigênio falta.

Quando seu organismo tem deficiência mineral, você está sem saúde. Quando o pH do seu sangue está abaixo do normal, você está propenso a qualquer tipo de doença...

“As causas do envelhecimento precoce e da degeneração bio­lógica são múltiplas. Sabe-se que o imenso desgaste físico-psí­quico-emocional e mental, aliado à alimentação antinatural irregular e à degradação ambiental são a base do problema; mais especificamente, a carência mineral intracelular provoca altera­ções no metabolismo celular dos ácidos nucleicos (DNA e RNA), o que determina uma transmissão genética cada vez mais anormal no complexo processo de reprodução celular, resultando no en­velhecimento precoce. Curiosamente, pode-se dizer que, sob esse ângulo, existem semelhanças entre o envelhecimento precoce e o câncer; a diferença está apenas na velocidade em que o erro na transmissão dos dados genéticos registrados no RNA ou no DNA ocorrem: no câncer o mecanismo é muito mais acelerado e desordenado...” [Dr. Marcio Bontempo trecho do livro: Manual da Medicina Integral]

_______

Os Sais Minerais, são constituídos de estruturas protéicas, vitamínicos, hormonais e enzimáticos – que produzem as vibrações que por sua vez produzem os vários tipos de células e órgãos, resultando numa reação peculiar própria para sua construção. Por exemplo, o Calcium Phosphoricum é a base mineral específica na formação das células responsáveis pela produção e manutenção dos ossos.  

Ossos perfeitos não são produzidos sem a quantidade suficiente desse sal mineral. Para a formação dos músculos a base mineral necessária é o Calcium Fluoratum. Para a formação da massa cinzenta do cérebro é necessário o Kalium Phosphoricum. Os nervos por sua vez precisam do Magnesium Phosphoricum

Há vários fatores que contribuem para a falta desses sais no organismo: solo pobre, uso de adubos químicos, manipulação industrial, adição de aromatizantes, colorantes e conservantes artificiais, etc. 

O Dr. Samuel Hahnemann, pai da Homeopatia, descobriu experimentalmente junto com outros homeopatas, a utilidade dos sais inorgânicos para a recuperação da saúde. Sem embargo, não chegaram a precisar este conhecimento completamente.


Wilhelm Heinrich Shuessler, médico fisiologista, homeopata, nasceu em 1821 na Alemanha. Iniciou o estudo da homeopatia, enquanto frequentava o curso regular de medicina e concentrou seu trabalho em doze combinações de minerais simples.

 Posteriormente, o dr. Wilhelm Heinrich Schüssler (1821-1898), de nacionalidade alemã, formalizou a investigação sobre 12 desses sais, que hoje levam seu nome. 

O Dr. Schüssler sempre teve um grande interesse na Lei do Mínimo, a qual estabelece que a perda da saúde é devida à falta de certos minerais nas células. Essas insuficiências somente podiam ser observadas nas cinzas dos corpos. Sendo assim, ele analisou as cinzas de um grande número de pessoas que haviam sido cremadas e descobriu que em todos os seres humanos sempre há ausência ou deficiência de pelo menos dois sais bioquímicos. 

Ao investigar tal acontecimento, Schüssler integrava expedientes clínicos de cada uma das pessoas cujas cinzas analisava. Neles anotava o nome e data de nascimento, assim como as enfermidades que havia padecido no transcurso de sua vida. A experimentação demonstrou que nos pacientes há pelo menos a carência de um sal fundamental, ou base, e de outro secundário ou complementar, o que propicia suas enfermidades. 

Como resultado de suas investigações, chegou à conclusão de que se os tecidos não recebem do sangue a quantidade adequada de cada um dos 12 sais bioquímicos estudados, altera-se o movimento molecular dos sais nos tecidos e, conseqüentemente, se desequilibra o funcionamento das células e seu metabolismo, o que produz os fenômenos conhecidos como enfermidades. 

É importante destacar que estes tipos de padecimentos são muito numerosos e freqüentes. Mas enfermidades desta natureza desaparecem, assim que os tecidos recebem novamente os sais que requerem. 

Dizia o dr. Schüssler que "...se no curso de uma enfermidade se atrasa à cura espontânea, então se administram os sais minerais adequados, em forma molecular (potencializadas ou dinamizadas). Essas moléculas passam ao sangue através da mucosa bucal e desencadeiam no foco da enfermidade um vivo movimento molecular. De novo se põe em marcha o intercâmbio de substâncias entre as células saudáveis e as enfermas, o que faz com que se produza à cura".

O sistema terapêutico que este brilhante investigador desenvolveu, consiste em preparar 12 remédios, cada um dos quais contém um sal inorgânico, que facilitam a circulação e assimilação dos sais nas células e tecidos do organismo. 

O Dr. Schüssler observou que subministrando os sais em forma muito diluída a seus pacientes, estes se protegiam preventivamente ou se aliviavam com muita facilidade de suas alterações biológicas ou enfermidades. Isso se dá visto que cada um dos Sais Bioquímicos produz reações que permitem ao organismo realizar uma série de funções vitais, sendo que quando há deficiência de alguma delas, se propiciam os padecimentos. 

Baseando-se nas leis naturais da Patologia Celular, Schüssler formalizou um guia terapêutico notável por sua simplicidade, que consiste no emprego dos 12 sais inorgânicos que são fundamentais para o funcionamento adequado das células que constituem o corpo humano.

Mais de um século de experiência intensiva, demonstra que esses remédios produzem os resultados desejados e esperados rapidamente, que são inofensivos e muito freqüentemente originam curas que se consideram espontâneas. 

Esses sais não se classificam como medicamentos. São considerados como alimentos, posto que são integrantes do corpo humano. 

Há contra-indicações?

As concentrações às quais se subministram os sais são extremamente baixas. Não estão contra-indicadas uma com outra, pois somente resolvem as deficiências que o corpo pudesse ter de algum sal. 

Por exemplo, uma pessoa com deficiência de Kalium Muriaticum pode tomar os 12 sais, porém só absorverá Kalium Muriaticum e os outros as desprezará. Acontece que, tomando os 12 sais de uma vez, aquele que se necessita será lentamente absorvido, mesmo assim, não têm efeitos colaterais. 

NOTA: Apesar de não haver contra-indicações os sais minerais devem ser tomados sob orientação médica ou terapêutica.

 

O que fecha o corpo...

Se você fosse uma casa, o sistema imunológico seria ao mesmo tempo portão, cerca, tinta, verniz, telhado, janela, cachorro bravo, alarme, grama, jardineiro, árvores, poço, chave, luz - tudo o que protege a casa permitindo que ela funcione. A imagem do cão de guarda combina. Os pedestres pacíficos ele só olha com o rabo do olho. Aos barulhentos ele reage latindo e rosnando. Os que ousam invadir, ele morde. A imunidade ainda é um cestinho de perguntas sem resposta para a medicina ocidental. Anatomicamente ela depende de glândulas, gânglios, células e fluidos que limpam o organismo e reciclam nossa matéria orgânica. Quimicamente ela pode ser reforçada ou arrasada por substâncias as mais diversas, inclusive algumas que produzimos dentro do corpo sem saber. Por exemplo: se eu como muito chocolate fico cansada, mas a culpa não me deixa descansar, então começo a arranjar coisas para fazer quando na verdade não queria fazer nada. O chocolate, o cansaço e o stress de não descansar provocam mais oxidação no organismo, donde mais cansaço, irritabilidade, mau humor, desejo de compensações... Isso tudo vai abrindo brechas na cerca da casa, raspando a tinta, quebrando as telhas, deixando o cão sonolento... e no dia seguinte acordo com herpes...

Como aumentar a imunidade?

A imunidade faz parte da nossa energia vital. A gente ri, fala, chora, dorme, anda, tem fome, tem frio, e de alguma forma a imunidade está sempre envolvida. Por isso a medicina chinesa trata dela privilegiando alimentos e ervas que reforçam o princípio vital, o Chi (energia) e o sangue... (por Sônia Hirsch)